A Depressão Pós-Livro



Se você é um leitor assíduo e ainda não passou pelo fenômeno "depressão pós-livro" ou DPL, aguarde. Com certeza seu dia chegará. 

Aconteceu comigo quando acabei de ler o livro A Mulher do Viajante do Tempo da autora Audrey Niffenegger. 

A primeira coisa que passa pela sua cabeça é: "o livro acabou, o que farei da minha vida agora?" Não que você não tenha nada para fazer, você estuda, trabalha, atualiza suas redes sociais, porém, a vida deixa de fazer sentido quando você percebe que deve deixar os personagens para trás. É a despedida que dói. 

                                                                    

Algum tempo atrás li uma entrevista da autora de Harry Potter, J. K. Rowling em que ela contou que quando escreveu as últimas palavras do último livro da série, ela chorou tanto quanto chorou quando perdeu sua mãe. É a despedida...

O personagem se torna real, de verdade! Você o admira, dá palpites em suas atitudes, fica feliz com suas conquistas e chora com suas derrotas. Você se sente parte da história... então o livro acaba e a sensação que fica é de um vazio difícil de preencher. 

Eu senti tudo isso e fiquei com uma dificuldade enorme de partir para a próxima história. Todos os livros que eu lia a primeira página não me agradavam porque eu procurava nos novos personagens características dos meus velhos amigos que se foram quando fechei o outro livro. 

Como se cura? A resposta parece óbvia, uma hora a gente acaba encontrando outro livro tão cativante quanto o anterior e a vida segue até a próxima DPL.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#13 - Resenha: Única Filha, Anna Snoekstra

#1 - Resenha: Tudo e todas as coisas, Nicola Yoon