#10 - Resenha: A Mulher do Viajante no Tempo, Audrey Niffenegger
Um dos melhores livros que já li.
Henry é um bibliotecário que sofre de uma doença genética que o faz se descolar no tempo, tanto para o passado como para o futuro. Essa doença tem algumas características interessantes:
1 - Ele não sabe quando vai acontecer nem para onde vai;
2 - Não consegue levar nada com ele, nem mesmo suas roupas;
3 - Não dá para mudar nada do que já aconteceu por mais que tente.
Ele vive uma vida solitária e desregrada até conhecer Clare, uma linda estudante de arte de 20 anos. Acontece que Clare já o conhecia desde os 6 anos e sabe tudo sobre ele porque o Henry mais velho, já havia visitado Clare várias vezes durante sua infância e sua juventude nas vezes em que viajou no tempo e foi parar no campo onde ela e sua família moravam.
O interessante na história é que você tem a impressão de que tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Passado, presente e futuro se misturam. Várias vezes Henry encontra com ele mesmo em outro tempo. As vezes ele viaja no tempo só alguns meses ou dias para frente ou para trás e conversa com seu próprio eu.
É como a gravidade: eventos marcantes puxam Henry, por isso, ele já viu a morte de sua mãe mais de mil vezes, mas não consegue mudar absolutamente nada.
E a vida de Clare... bem, é esperar por Henry.
OPINIÃO:
- A autora passa uma ideia de que tudo acontece porque tem que acontecer e pronto! É o destino, ou como você queira chamar. Não tem como mudar absolutamente nada. Nem passado, nem presente, nem futuro.
- Apesar de Clare ser muito apaixonada por Henry, eu tive a impressão de que ela não foi tão feliz como poderia ter sido porque passou sua vida inteira na expectativa da próxima vez que Henry apareceria.
- Livro maravilhosooooo e posso dizer que estou sofrendo de uma depressão pós livro, pois não consigo começar um novo livro por ainda estar ligada a essa história.
Esse blog é um cantinho que resolvi criar para guardar as resenhas de todos os livros que eu ler. Não é para divulgação, mas caso você tenha encontrado, seja bem vindo.
Comentários
Postar um comentário